10 Mandamentos para o Fotógrafo de Natureza

  1. Andarás pelos trilhos marcados e sempre que seja necessário sair do caminho, evitarás pisar plantas ou pequenos animais, como insetos ou répteis.
  2. Não removerás rochas, plantas, ou quaisquer objetos naturais dos seus locais originais assim como, não deverás chamar, alimentar ou perturbar os animais e só deverás fotografá-los de forma discreta e não intrusiva.
  3. Trarás os teus resíduos de volta, incluindo os biodegradáveis (cascas de fruta, caroços, restos de comida, etc.), não só pelo impacto que possam causar em áreas selvagens, como também pelo efeito visual na paisagem. Sempre que possível, deverás remover da natureza os resíduos deixados por outros.
  4. Terás especial cuidado com as práticas higiénicas e de necessidade fisiológica, usando locais distantes dos caminhos e cursos de água e evitando deixar no locar qualquer produto de limpeza ou higiene íntima. 
  5. Respeitarás os habitantes locais, costumes e propriedade privada e deverás estar o mais informado possível, sobre as melhores práticas ambientais locais.
  6. Deverás formar e informar os outros acerca de uma conduta ambiental adequada, mas também denunciar sempre, todas as más práticas.
  7. Deverás ser cortês com outros fotógrafos e apreciadores da natureza.
  8. Deverás sempre considerar as consequências de geolocalizar e assinalar locais publicamente, assim como refletir sobre as consequências da divulgação de certas fotografias.
  9. Deverás promover uma maior ligação ao mundo natural através das tuas imagens, evitando fotografar apenas com o intuito de autopromoção e nunca esquecendo que o bem estar da natureza, deverá estar sempre à frente da fotografia.
  10. Em nenhuma circunstância, deverás correr riscos desnecessários e não calculados por causa de uma fotografia.

Resumindo, há que procurar fotografar a paisagem com consciência, usando o bom senso, respeitando sempre a natureza e todos os que gostam de usufruir dela, retribuindo-lhe assim, o tanto que esta nos dá gratuitamente. 

“Procura deixar a Terra um local melhor do que aquele que encontraste.”


Sidney Sheldon

error: Conteúdo protegido !!